Pular para o conteúdo principal

DEBATE DE CANDIDATOS O GOVERNO É MARCADO POR CRÍTICAS A FÁTIMA BEZERRA

Fábio Dantas, Styvenson Valentim, Danniel Morais e Clorisa Linhares participaram do debate com discussões propositivas/Foto: Alex Régis


Quatro candidatos ao governo do Estado se encontraram ontem (5) no debate promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação. Na ocasião, responderam questionamentos entre si, feitos por jornalistas e por entidades empresariais sobre temas variados, com destaque para o desenvolvimento econômico do Estado. A ausência da governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, fez os candidatos Clorisa Linhares (PM), Daniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (SD) e Styvenson Valentim (Podemos), enfatizarem as críticas à sua gestão.

Com a ideia de fazer um debate  propositivo, com a apresentação de ideias e dos caminhos para levar o estado ao desenvolvimento, dentro dos planos de governo de cada um, os candidatos destacaram a necessidade de enxugar a máquina pública, reduzindo os custos com pessoal. “Quando você vai tratar de investimento, é preciso entender o que é que precisa ser feito. Primeiro diminuir custos e melhorar a parte de receitas”, disse a candidata Clorisa Linhares, prometendo uma auditoria nas contas e contratos do Governo, caso seja eleita.


Nessa linha, oferecer crédito, desburocratizar os processos de licenciamento e garantir segurança jurídica foram propostas defendidas pelos candidatos.


Os candidatos também defenderam concessões públicas e parcerias público-privadas (PPA), porém, na visão do candidato Daniel Morais é preciso garantir a contrapartida dessas concessões. “O governo do estado  abre as portas pra alguns e algumas que oferecem muito pouco em troca do que recebem. Então o que nós defendemos é que todas essas concessões, todas essas relações de parcerias públicos-privadas precisam ter regras muito claras”, disse ele.


“Concessões público-privada não é crime, pelo contrário, fomentar não só o turismo mas a construção civil, com tantos ativos ociosos que esse estado tem, valiosíssimos no mercado imobiliário. Não é apenas dar o patrimônio público pra essa concessão, é cobrar da iniciativa privada, é uma devolução pra que eles possam reinvestir”, sugeriu Styvenson Valentim.


O candidato Fábio Dantas voltou a propor uma lei pela liberdade econômica. “Um dos itens são as concessões de serviços públicos sejam elas na agricultura, para beneficiarmos e criarmos corredores para os perímetros irrigados, seja para concessões de todos os bens públicos que não devem ser constituídos da administração do poder público especialmente áreas como o centro de convenções, Forte do Reis Magos, o Cajueiro de de Pirangi”, disse.


Os participantes defenderam que a máquina pública deve ser mais enxuta para que sobre recursos para investimentos. Fábio sugeriu que se otimize o serviço público utilizando-se da tecnologia e melhor organização. Clorisa disse que faria uma gestão de resultados para que os serviços melhorem.


Em vários momentos os participantes fizeram referência à ausência da governadora criticando a sua gestão. “Hoje estamos com 1.343 dias de governo Fátima, faltam 117 dias para a gente se vê livre dessa cidadã como governadora do estado. Quem governa não pode dizer o que vai fazer, mas apresentar o que fez, mas nem isso a governadora faz”, disse Fábio Dantas, que mencionou, ao questionar Clorisa Linhares, o relatório da CPI da Covid, da Assembleia Legislativa do Estado, que pediu o indiciamento de Fátima Bezerra, secretários e auxiliares, por má gestão em contratos da pandemia da covid-19.


Clorisa Linhares aproveitou, sem citar diretamente o nome da governadora Fátima Bezerra, que o governo “não criou nenhuma política pública de amparo, nesse período em que ela falou, incansavelmente, que as pessoas deveriam ficar em casa”, criticando a forma da governadora de lidar com a crise sanitária.


A assessoria da governadora informou em nota que a governadora está em agenda na região Oeste do Estado até a próxima quarta-feira, priorizando o contato direto da candidata com a população, já que o tempo de campanha é curto.


Debate teve caráter propositivo e sem ofensas


Com a intenção de garantir a apresentação e o debate de propostas, o debate realizado pelo sistema Tribuna de Comunicação foi transmitido integralmente em todos os veículos do Sistema: Rádio Jovem Pan News Natal (93,5 FM), Portal TN Online, redes sociais e canais do YouTube (onde permanece disponível) e teve a característica de ser propositivo evitando que houvesse troca de acusações e ofensas.


“Nossa expectativa foi alcançada ao propor a apresentação das ideias e propostas dos candidatos, evitando que houvesse troca de ofensas. Esperamos que daqui para frente possamos repetir novos eventos dentro da cobertura eleitoral do Sistema Tribuna”, destacou o diretor da Jovem Pan News Natal, Erasmo Magno.


Para os candidatos, a oportunidade de poder debater de igual para igual com os adversários reforça o processo democrático, porém reclamaram sobre a ausência da governadora candidata à reeleição. “Pudemos trazer nossas propostas, mas, infelizmente, a governadora, que era para estar prestando contas de sua gestão, não esteve presente. Acreditamos que os debates devam ser espaços democráticos onde todos os candidatos possam apresentar idéias”, declarou Daniel Morais (PSOL).


“O debate foi prejudicado porque a candidata à reeleição ao governo não apareceu e isso dificulta porque ela é a mais rejeitada no processo eleitoral. Temos no nosso plano de governo uma plataforma voltada para a geração de emprego e renda e o projeto do RN Livre para crescer, acho que nesse debate deu para pincelar alguns pontos”, ressaltou Fábio Dantas (SD).


A candidata Clorisa Linhares (PMB) destacou a importância de realizar eventos como esse. “Importante que houvesse debates com maior frequência, pois cria um espaço mais democrático onde o eleitor pode avaliar melhor as propostas dos candidatos. As perguntas foram de suma importância e devem fazer o eleitor refletir mais sobre o que quer para o Rio Grande do Norte”, avaliou.


Com as falas dos candidatos ao longo do debate, os eleitores puderam conhecer mais sobre um assunto que está diretamente ligado à qualidade de vida: o desenvolvimento econômico. Neste sentido, o candidato Styvenson Valentim, avaliou como positivas as discussões. “A gente precisa desenvolver mais a percepção das pessoas sobre a administração pública e a interferência que isso tem na vida e no cotidiano delas. Foi muito bom, o debate é sempre bom”, disse ele.


Responsável pela mediação do debate, a jornalista Virgínia Coelli enfatizou que foi uma oportunidade para o leitor fazer uma leitura dos candidatos, através de suas ideias tendo como pauta o desenvolvimento econômico do estado. “O debate teve o diferencial de ser temático de uma forma participativa, onde os candidatos trocaram ideias, falaram sobre áreas de segurança, responderam as entidades que são as instituições convidadas e que também são a locomotiva no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O Sistema Tribuna, como maior sistema de comunicação do estado, oferece mais essa oportunidade para que o eleitor possa votar bem em 2 de outubro”, pontuou a jornalista.

TRIBUNA DO NORTE 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.