Pular para o conteúdo principal

ÚNICO LUGAR NO MUNDO ONDE O SERTÃO ENCONTRA O MAR FICA NO RN

 


Você já esteve em Ponta do Mel, no Rio Grande do Norte? Pois saiba que lá é o único lugar no MUNDO onde o sertão encontra o mar. 

O nome curioso “Ponta do Mel” se deve a existência de abelhas jandaíra na região. Também existe um município vizinho chamado Serra do Mel, mas a praia faz parte mesmo do município de Areia Branca, que fica a 330 km da capital Natal. Dá só uma olhada como ela é linda:

Areia Branca é uma cidade de quase 28 mil habitantes que começou como uma pequena vila de casas coladas até o cais do porto, ás margens do Rio Mossoró, e se espalhando por toda parte até o mar. O município, que foi emancipado de Mossoró em 1892, tem uma infinidade de lindas e interessantes paisagens, dispostas em mais de 40 quilômetros de extensão.

A cidade é mais conhecida pela sua economia voltada para a extração e industrialização do sal e pelo seu Porto-ilha. É por lá que passa toda a produção salineira nacional, tanto para consumo interno quanto para exportação, você sabia? Assim ela ganhou o apelido de “cidade do sal”, mas tem potencial para ser transformada em grande pólo do turismo.



Na praia de São Cristóvão (Ponta do Mel, RN) tem uma barraca e restaurante chamado Fenda do Biquíni (na foto), com uma estrutura de madeira. Com música, cardápio variado e preço justo. Foto: Compartilhe Viagens.

Agora vamos entrar uns 30km da sede do município até a pequena vila de pescadores chamada de Praia de São Cristóvão, que faz parte da praia de Ponta do Mel. É exatamente nesse ponto da costa potiguar que o sertão encontra com o mar, criando um cenário exótico, com enormes falésias avermelhadas unidas a vegetação e animais típicos da caatinga sertaneja. Uma mistura de praia com campo, onde é bem comum encontrar vacas e caprinos pastando. 

Assim é Ponta do Mel. Um cenário para quem chega lá de rio, mar, dunas, salinas e um exclusivo e inédito contraste com vegetação de caatinga, e, apesar de ainda ser uma vila de pescadores, “Mel”, como é chamada pelos nativos, dispõe de toda a infra-estrutura para o turismo, como rodovia asfaltada, hotéis e restaurantes.

Voltando ao longo da praia, você encontra o Farol da Ponta do Mel, outro atrativo do vilarejo de Ponta do Mel. Construído em 1889, ele tem 14 metros de altura e é aberto para a visitação, às 17h, quando as luzes são acesas.

Se você quiser estender o passeio um pouco mais à frente, você encontra o município de Porto do Mangue onde se encontram as Dunas do Rosado, da qual já falei aqui. Uma sequência de montanhas de “areias coloridas” com 10 km² de extensão, que foram cenário de filmes como “Maria, Mãe do Filho de Deus”, novelas como “O Clone” e “Flor do Caribe”, e da série “3%” da Netflix. As Dunas do Rosado tem esse nome por se localizarem na Praia do Rosado, elas fazem parte da unidade de conservação de proteção integral brasileira localizada no Pólo Costa Branca, com território no município de Porto do Mangue.

Com informações de Compartilhe Viagens e Chão Potyguar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.