Pular para o conteúdo principal

LÍDER DA AL-QUAEDA MORREU APÓS 2 MÍSSEIS DOS EUA ATINGIREM VARANDA DA CASA DELE

 


No último sábado (30/7), uma operação dos Estados Unidos no Afeganistão matou um dos líderes da rede terrorista Al-Qaeda, Ayman Al-Zawahiri. A informação foi divulgada na segunda (1º), pelo presidente americano Joe Biden.

Al-Zawahiri foi atingido por dois mísseis disparados por um drone enquanto estava na varanda de casa. De acordo com autoridades americanas, que o monitoravam há meses, ele costumava ficar no aposento durante horas.

O presidente Biden afirmou em pronunciamento que o serviço de inteligência do país localizou o líder terrorista no início do ano. Ele teria se mudado para uma residência no centro de Cabul, junto a sua esposa, filha e netos.

O planejamento durou meses. “O presidente recebeu atualizações sobre o desenvolvimento do alvo ao longo de maio e junho”, detalhou um funcionário do governo americano. Em 1º de julho, Biden recebeu um briefing sobre a operação.

“Depois de avaliar, cuidadosamente, uma evidência clara e convincente de sua localização, eu autorizei um ataque de precisão que o tiraria do campo de batalha de uma vez por todas”, disse o líder americano. “Esta missão foi cuidadosamente planejada para minimizar rigorosamente o risco de danos a outros civis.”

A operação não provocou nenhuma explosão, nem atingiu outros membros da família e civis da região.

Quem era Aymnan al-Zawahiri

Médico de origem egípcia, Aymnan al-Zawahiri era sucessor de Osama bin Laden na liderança do grupo desde a morte do terrorista, em 2011.

Al-Zawahiri estudou medicina na Universidade do Cairo, no Egito. À época, ele já se envolvia em atividades clandestinas e pequenos grupos extremistas.

O egípcio conheceu a esposa no fim da década de 1970. Segundo o autor Lawrence Wright, que escreve sobre a história da Al-Qaeda, ao se casar, Al-Zawahiri só tinha visto o rosto da mulher uma única vez. A mulher morreu em outubro de 2001.

Uma das redes das quais o egípcio participou foi a Al Jihad. O grupo defendia a ideia de que o governo do país não seguia as leis islâmicas.

Al-Zawahiri chegou a ser preso após operação coordenada pelo novo presidente egípcio, Hosni Mubarak, após a morte de Sadat. Lá, ele foi torturado.

O terrorista saiu da prisão em 1984 e viajou para o Paquistão, onde conheceu Osama bin Laden.

Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.