Pular para o conteúdo principal

LÍDER DA AL-QUAEDA MORREU APÓS 2 MÍSSEIS DOS EUA ATINGIREM VARANDA DA CASA DELE

 


No último sábado (30/7), uma operação dos Estados Unidos no Afeganistão matou um dos líderes da rede terrorista Al-Qaeda, Ayman Al-Zawahiri. A informação foi divulgada na segunda (1º), pelo presidente americano Joe Biden.

Al-Zawahiri foi atingido por dois mísseis disparados por um drone enquanto estava na varanda de casa. De acordo com autoridades americanas, que o monitoravam há meses, ele costumava ficar no aposento durante horas.

O presidente Biden afirmou em pronunciamento que o serviço de inteligência do país localizou o líder terrorista no início do ano. Ele teria se mudado para uma residência no centro de Cabul, junto a sua esposa, filha e netos.

O planejamento durou meses. “O presidente recebeu atualizações sobre o desenvolvimento do alvo ao longo de maio e junho”, detalhou um funcionário do governo americano. Em 1º de julho, Biden recebeu um briefing sobre a operação.

“Depois de avaliar, cuidadosamente, uma evidência clara e convincente de sua localização, eu autorizei um ataque de precisão que o tiraria do campo de batalha de uma vez por todas”, disse o líder americano. “Esta missão foi cuidadosamente planejada para minimizar rigorosamente o risco de danos a outros civis.”

A operação não provocou nenhuma explosão, nem atingiu outros membros da família e civis da região.

Quem era Aymnan al-Zawahiri

Médico de origem egípcia, Aymnan al-Zawahiri era sucessor de Osama bin Laden na liderança do grupo desde a morte do terrorista, em 2011.

Al-Zawahiri estudou medicina na Universidade do Cairo, no Egito. À época, ele já se envolvia em atividades clandestinas e pequenos grupos extremistas.

O egípcio conheceu a esposa no fim da década de 1970. Segundo o autor Lawrence Wright, que escreve sobre a história da Al-Qaeda, ao se casar, Al-Zawahiri só tinha visto o rosto da mulher uma única vez. A mulher morreu em outubro de 2001.

Uma das redes das quais o egípcio participou foi a Al Jihad. O grupo defendia a ideia de que o governo do país não seguia as leis islâmicas.

Al-Zawahiri chegou a ser preso após operação coordenada pelo novo presidente egípcio, Hosni Mubarak, após a morte de Sadat. Lá, ele foi torturado.

O terrorista saiu da prisão em 1984 e viajou para o Paquistão, onde conheceu Osama bin Laden.

Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.