Pular para o conteúdo principal

A PEDIDO DO PT, JUSTIÇA PROÍBE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA DATAFOLHA NA BAHIA; INSTITUTO CLASSIFICA COMO CENSURA



Foto/Folha de S. Paulo

O juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, proibiu nesta 3ª feira (23) o Datafolha de publicar uma pesquisa para presidente que vem sendo realizada no Estado. Os resultados para o governo e o Senado estão em grande quantidade. A previsão para publicação era nesta quarta-feira (24).

O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-01548/2022. Custou R$ 135.000,00 e foi pago pela Rádio Metrópole, de Salvador. O pedido para dos dados partiu da coligação “Pela Bahia, Pelo Brasil”, liderada pelo candidato do PT no Estado, Jerônimo Rodrigues –que vem com dificuldades para deslanchar.

O juiz TRE, ao cargo de registro de solicitação da República, diz que o da inscrição não contemple “questões relativas” ao registro da República. Para isso, a empresa teria que ter solicitado outro número na Justiça, dessa vez com o prefixo inicial “BR”.

O Datafolha classificou a decisão como “censura” e disse que vai Recorrer. No caso de escumprimento, multa diária no valor de R$ 20.000 pode ser aplicada.

“A pesquisa para a averiguação da intenção de votos para os cargos de governador e senador. Contudo, o aplicado ao mesmo13 confundiu questões relativas à carga (ID 493222), aparentemente vergas à norma art. 2o, X, da res. TSE n. 23.600/2019“, diz a decisão. Eis a íntegra do documento (158 KB).

A coligação petista acusa o Datafolha de ocultar a fonte dos dados para ponderação da amostra da pesquisa. Diz também que o estudo está “eivado de inconsistências”. 

Luciana Chong, diretora da empresa de pesquisas, afirmou à Folha que todas as regras de registro foram registradas.

A coligação “Bahia, Pelo Brasil” é fixada pela federação dos partidos PT, PC do B, PV, PSB, PSD, MDB e Avante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.