Pular para o conteúdo principal

O GOL CONTRA DO ABC | POR MARIANA VIEIRA


Por Mariana Vieira


É interessante ouvir homens falando sobre agressores.

Hoje ouvi no rádio um comentarista esportivo falando sobre o novo contratado do ABC - Wesley Pionteck - que foi condenado, em 2019, a um ano e quatro meses por lesão corporal depois de agredir a ex-namorada.

Dizia o comentarista com muita convicção “Daqui a pouco todo mundo esquece isso. Basta mostrar jogo que essa pequena minoria da torcida barulhenta esquece o que ele fez”.

É com essa mesma linha de pensamento que agressores de mulheres se “mascaram” muito bem - e com segurança - por trás de títulos, fama ou de ocupações de destaque na sociedade.

Acho que o Wesley tem direito a um recomeço.

Pagou o que devia a justiça.

À justiça, que fique claro.

Como ficou o psicológico da mulher e até mesmo o do Wesley, não sabemos.

Mas o limite entre a civilidade e a barbárie é a justiça quem decide.

E é ela quem define o tempo de dele voltar a fazer parte da sociedade com seus direitos e deveres restabelecidos e garantidos.

Ok, Wesley, sobre você não tenho o que falar.

Vá em frente e mostre o seu trabalho.

Só acho que poderia ser em outro clube, por isso meu questionamento é para o ABC.

As campanhas de incentivo a nos sentirmos à vontade e seguras de irmos ao estádio e o lançamento da camisa roxa contra a violência doméstica foi colocada no saco?

Essa camisa não foi vestida na real por vocês?

Era só uma camisa de modinha, uma edição especial que entrou em liquidação?

O ABC, fez as contas, concluiu que estava marcando um golaço, confundiu os lados do campo e não percebeu que foi um gol contra.

Vamos então fazer um comparativo sobre o comentário feito na rádio… 

Por que as mulheres não se sentem encorajadas a denunciar seus agressores, ou, o que é mais triste, muitas delas não tem nem consciência de que são “rebaixadas” diariamente pelos companheiros?

Porque o agressor normalmente é perdoado facilmente pelo seus “parças”.

Isso quando não são enaltecidos por eles com frases do tipo “É! mostre quem manda” ou “Isso mesmo… Tem que defender sua honra.”

E se esse indivíduo ostentar algum destaque profissional ou um título importante então…

A palavra da mulher agredida será questionada, duvidada, relativizada, desqualificada.

O caráter dela será colocado em questão ou suposições de atitudes que ela teve levará a pensamentos ou até a expressão do tipo “Ah! Ela fez por merecer”.

Enquanto a mulher fica sendo apontada diariamente como aquela que expôs o “parceiro”, a família, a relação e muitas vezes não recebem o apoio nem das outras com quem convive.

E mais uma vez.

Para reforçar mesmo…

Se o homem tiver um título importante ou uma profissão considerada relevante, que atribui respeito? 

E se ele for “endeusado” tipo um João de Deus, tipo um médico, um pastor, um padre, um professor…

Aí é que a voz dessa mulher dificilmente será ouvida e considerada.

Afinal, a gente aprende desde criança que bonito é mulher comportada, que fala pouco e baixo, que não tem opinião, que não se mete em conversa de homem, que se veste de maneira tal, que é discreta.

Essa é uma lady, né?

Olho roxo dá para esconder.

Quem liga para os nossos corpos se eles estiverem bem maquiados?

Mulheres maquiadas e homens mascarados.

E assim seguimos.

Seguimos?

Quase vivas ou…mortas.

 
*Mariana Vieira/@marivieirafm_ é Jornalista/Radialista e Estudante de psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.