Pular para o conteúdo principal

APÓS PRESSÃO BOLSONARISTA, XP CANCELA PESQUISA

 Lula registra 45% e Bolsonaro fica com 34% em nova rodada de pesquisa XP/Ipespe -

De Matheus piconelli do Uol

"Pós-verdade", eleita a palavra do ano em 2016 pelo Dicionário Oxford, virou verbete listado no site oficial da Academia Brasileira de Letras. Não se trata de um neologismo que simplesmente chegou para substituir a boa e velha "mentira". É um pouco mais complexo que isso.

Pela definição da ABL, trata-se de uma "informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade", ou algo real, caracterizada pelo forte apelo à emoção, e que, tomando como base crenças difundidas, em detrimento de fatos apurados, tende a ser aceita como verdadeira, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais..

De 2016 pra cá, é verdade, o termo caiu em desuso. Foi esquecido à medida que o verbete anglófono "fake news" se popularizou em meio à profusão de lorotas criadas por profissionais e espalhadas pelos ventos das redes sociais.

Mas nem por isso a pós-verdade deixou de pautar a opinião pública e o comportamento social. Pelo contrário: nunca operou com tanta força. Em períodos eleitorais, o fenômeno é facilmente observado em qualquer residência ou mesa de bar onde se reúnam duas ou mais pessoas em nome de alguma divindade política.

Como se saíssem de um estado de hibernação a cada quatro anos, os seguidores surgem das sombras para reverter votos e converter os infiéis. A missão é quebrar a resistência ao papo furado de que seu candidato reúne os atributos para liderar a cruzada contra todo os tipos de inimigos, muitos dos quais só habitam em suas cabeças, modeladas em algum regime pré-queda do Muro de Berlim, em 1989.

Sabe-se que a liga do eleitor com seu candidato é movida muitas vezes pelo componente emocional, contra os quais dados, notícias e curiosidades não fazem arranhão. O mito, diria Fernando Pessoa, é o nada que é tudo.

Daí que nessa época do ano é comum ver todo tipo de pregação. Aluno quer ensinar professor a dar aula. Militante alimentado por WhatsApp quer reescrever as páginas de jornais. Pastores transformam púlpito em palanque. E até cantores sertanejos deixam de lado o berrante para pregar em louvor de seu candidato — geralmente em palcos pagos com dinheiro público..

Se havia algum limite, ele parece ter sido cruzado depois que clientes bolsonaristas da XP Investimentos, parte deles ligada ao agronegócio, espernearam em razão das pesquisas do Instituto Ipespe encomendadas pela corretora na semana passada.

O motivo, segundo noticiou a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, é que eles estavam descontentes com os números, apurados pelo instituto, que apontavam favoritismo do ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial. Esses números solapavam a base de suas crenças, aceitas como verdade, e difundidas em detrimento de fatos apurados..

Esses fatos apurados mostravam que Lula marcava 45% das intenções de voto contra 34% de Jair Bolsonaro. Mais: a mesma pesquisa dizia que 35% dos eleitores consideravam a honestidade um atributo do petista — índice superior ao do ex-capitão, cuja retidão é reconhecida por 30%.

Foi o estopim para a revolta.

No imaginário da turma, rachadinha, uso indevido de auxílio-moradia, suspeitas no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), na negociação de vacinas e compras de caminhões, ônibus, laptops e carteiras escolar.

Com raiva da mensagem apontada na pesquisa, os clientes da XP decidiram matar o mensageiro..

A divulgação do último levantamento, já registrado no TSE, foi cancelada. E o que antes era boletim semanal passará a ser mensal com remodelação. Quem sabe assim os números da realidade se aproximem daquela onde pensam viver os donos do dinheiro.

A pressão começou no grupo de WhatsApp usado para representantes dos escritórios de investimento se comunicarem com o departamento de marketing da corretora, de acordo com a coluna Radar Econômico, da revista Veja.

Uma cliente chegou a pedir aos líderes da área para "rever" pesquisas do tipo porque elas "não agregavam nada aqui na ponta".

Faltava só alguém lançar um meme com o rosto de Donald Trump exigindo a paralisação das apurações.... - Veja mais em https://tab.uol.com.br/colunas/matheus-pichonelli/2022/06/10/apos-pressao-bolsonarista-xp-cancela-pesquisa-cliente-tem-sempre-razao.htm?cmpid=copiaecola

Nas redes sociais, o mal estar se converteu em ataques explícitos protagonizados por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e companhia..

Até ministros chegaram a telefonar para a XP para reclamar dos resultados.

Mas a situação ficou séria mesmo quando os clientes revoltados ameaçaram fechar contas e retirar seus investimentos da XP.

Uma coisa é perder a razão. Outra é perder dinheiro. Não é difícil descobrir de que lado a corretora de valores ficou..

A trapalhada acontece no momento em que políticos adeptos da pós-verdade se organizam para inviabilizar o trabalho dos institutos de pesquisas. Um dos muitos projetos de jerico na praça prevê a obrigatoriedade de as empresas informarem, a cada nova pesquisa, uma espécie de "taxa de acerto" nas últimas eleições..

Pesquisas, vale lembrar, captam momento, e acontece muita coisa entre o céu e a terra do primeiro levantamento até a véspera da votação..

Bolsonaro e seus soldados, que há anos distorcem deliberadamente a verdade e juram não acreditar em jornais ou institutos de opinião, querem agora reescrever o dicionário: pesquisa é tudo aquilo que confirma a verdade que habita em minha cabeça, talkei?... - uisa eleitoral ou a empresa que cedeu à pressão...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.