Pular para o conteúdo principal

OAB/RN CELEBRA DIA DIA ESTADUAL DA MULHER ADVOGADA COM CAMPANHA CONTRA ASSÉDIO E ENTREGA DE MEDALHAS

 

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte preparou uma programação para o dia 30, data em que é celebrado o Dia Estadual da Mulher Advogada. Durante o evento haverá o lançamento da campanha nacional "Advocacia sem assédio"; entrega da medalha Wandecy Veras; uma roda de conversa sobre os desafios da profissão, café da manhã e um almoço para a advocacia.


"O Dia Estadual da Mulher Advogada é uma data de reflexão dessa luta de nós mulheres pelos espaços de decisão e igualdade efetiva. Sendo assim, essa atividade da Seccional proporciona uma reflexão e busca uma integração entre a Seccional, Subseções e mulheres advogadas para que a gente possa fortalecer essa luta", destacou a vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias.

“A OAB/RN incentiva e promove ações para dar melhores condições de trabalho para as mulheres advogadas. O lançamento da campanha e entrega da Medalha Wandecy Veras são importantes ações no sentido de reafirmar o direito de todas, que deve ser lembrado e respeitado o ano inteiro”, disse o presidente da OAB/RN, presidente Aldo Medeiros.

Para o lançamento da campanha, que ocorrerá às 14h, a OAB/RN convidou a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno. Com a campanha, a Ordem abre espaço e oferece todo o suporte para que advogadas e profissionais do Direito falem sobre os episódios de assédio, sem que haja medo de retaliações, e ainda incentiva que os crimes sejam denunciados. As denúncias podem ser direcionadas para o endereço www.advsemassedio.org.br .

Essa campanha é importante porque é necessário questionar a normalização da violência de gênero nos espaços institucionais, nos fóruns, nos tribunais, nas delegacias e nos escritórios. O assédio é uma realidade que podemos modificar, desde que as autoridades se comprometam verdadeiramente", disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vânia Furtado.

As homenageadas com a medalha Wandecy Veras foram escolhidas em reunião do Conselho Seccional na última quinta-feira  (19). Serão as advogadas Margarida Seabra Moura e Maria Auxiliadora da Silva Maia.

 Homenagem

Margarida possui larga experiência jurídica e atuação em direito civil e ambiental, Em 1967 passou em 2º lugar no concurso para magistratura, mas foi impedida de assumir por entenderem trazer prejuízo à Corte, a justificativa de um desembargador na época foi de que: “além do período de gestante (quando tem licença de vários meses), a mulher é um pouco dominada pelo marido e o juiz nem deve, nem pode ser influenciada por ninguém".

Concedida pela OAB/RN, a honraria é destinada a advogadas com história de contribuição à valorização da profissão. A Medalha é entregue anualmente no dia 30 de maio, em referência à data de nascimento de Wandecy Veras, primeira advogada registrada na Ordem potiguar, e pelo Dia Estadual da Mulher Advogada.

História

Wandecy Albanês Ferreira Veras tem uma história marcante de pioneirismo em várias áreas do Direito no RN. Além de primeira mulher inscrita na OAB/RN, foi a primeira promotora de Justiça efetiva no Estado, primeira a exercer a magistratura em território potiguar e a terceira em todo o Brasil. A história registra ainda ter sido ela a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Wandecy faleceu em 1990, aos 65 anos de idade, deixando um legado significativo para as mulheres que operam no Direito.


Inscrições: https://bit.ly/DiaMulherAdvogada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.