Pular para o conteúdo principal

LIVRO QUE ILUSTRA A TRAJETÓRIA CARIDOSA DO PADRE JOÃO MARIA SERÁ LANÇADO EM CAICÓ

 

O livro ilustrado “Veredas do Padre João Maria”, será lançado em Caicó nesta sexta-feira ( 27), após a missa das 19h na Igreja do Rosário. Escrito Flávio Hildemberg Gameleira, servidor técnico do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da UFRN, a obra traz informações biográficas, observações escritas pelo padre, e algumas de suas vivências junto à igreja e aos mais pobres.

Aliado a isso, o livro traz uma série de ilustrações feitas pelo próprio autor.  A narrativa acontece em meio a caminhos emoldurados por mar e dunas ou em becos e vielas da pequena Natal do ano de 1904, sob a ótica de um jovem artista. A obra também será lançada em Jardim de Piranhas, no sábado (27), na Casa de Cultura, a partir das 9h.

Quem foi padre João Maria:

João Maria Cavalcanti di Brito nasceu na área rural de Jardim de Piranhas. Fez curso eclesiástico em um seminário de Olinda com ajuda de fazendeiros da região, ordenando-se em 1871, no Ceará. Realizou a primeira missa em Caicó quando tinha 23 anos. Foi vigário de Jardim de Piranhas, Flores, Acari, Papari (Nísia Floresta), e Natal, assumindo a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral da capital potiguar, em 1881.

A dedicação do padre João Maria aos mais necessitados foi a grande entrega de sua vida. Costumava percorrer a pé ou de jumento os bairros mais pobres de Natal, e em sua casa atendia todos aqueles que precisavam de comida, roupas e remédios. No fim do século XIX, enfrentou de frente os maiores flagelos daquela época, que foram a seca e a epidemia de varíola. Consta que também foi um dedicado abolicionista, e que costumava ajudar ex-escravos alforriados.

Criou em Natal a Escola São Vicente, para crianças pobres e fundou a imprensa católica, editando o jornal “Oito de Setembro”. Batizou, entre milhares de outros natalenses, o historiador Luís da Câmara Cascudo, no dia 9 de maio de 1901. Era chamado, entre outros apelidos, de “Apóstolo da Caridade” e “Anjo da Cidade”. No dia 16 de outubro de 1905,
 acabou falecendo, vítima da mesma doença que tanto combateu, a varíola.

Um busto com grande pedestal foi erigido para o padre, por trás da igreja matriz, na praça que leva seu nome. Até o fim do século XX eram vistos dezenas de ex-votos sendo deixados no local por fiéis que cultuam o religioso como um santo. Em 07 de agosto de 1979, os restos mortais do padre João Maria foram transladados do Cemitério do Alecrim para a Igreja de Nossa Senhora de Loudes, no Alto do Juruá, bairro de Petrópolis. Em 2002, o processo de beatificação do padre foi aberto, desde então todas as graças atribuídas a ele estão sendo registradas.

Via Blog de Wllana Danrtas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.