Pular para o conteúdo principal

LIVRO QUE ILUSTRA A TRAJETÓRIA CARIDOSA DO PADRE JOÃO MARIA SERÁ LANÇADO EM CAICÓ

 

O livro ilustrado “Veredas do Padre João Maria”, será lançado em Caicó nesta sexta-feira ( 27), após a missa das 19h na Igreja do Rosário. Escrito Flávio Hildemberg Gameleira, servidor técnico do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da UFRN, a obra traz informações biográficas, observações escritas pelo padre, e algumas de suas vivências junto à igreja e aos mais pobres.

Aliado a isso, o livro traz uma série de ilustrações feitas pelo próprio autor.  A narrativa acontece em meio a caminhos emoldurados por mar e dunas ou em becos e vielas da pequena Natal do ano de 1904, sob a ótica de um jovem artista. A obra também será lançada em Jardim de Piranhas, no sábado (27), na Casa de Cultura, a partir das 9h.

Quem foi padre João Maria:

João Maria Cavalcanti di Brito nasceu na área rural de Jardim de Piranhas. Fez curso eclesiástico em um seminário de Olinda com ajuda de fazendeiros da região, ordenando-se em 1871, no Ceará. Realizou a primeira missa em Caicó quando tinha 23 anos. Foi vigário de Jardim de Piranhas, Flores, Acari, Papari (Nísia Floresta), e Natal, assumindo a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral da capital potiguar, em 1881.

A dedicação do padre João Maria aos mais necessitados foi a grande entrega de sua vida. Costumava percorrer a pé ou de jumento os bairros mais pobres de Natal, e em sua casa atendia todos aqueles que precisavam de comida, roupas e remédios. No fim do século XIX, enfrentou de frente os maiores flagelos daquela época, que foram a seca e a epidemia de varíola. Consta que também foi um dedicado abolicionista, e que costumava ajudar ex-escravos alforriados.

Criou em Natal a Escola São Vicente, para crianças pobres e fundou a imprensa católica, editando o jornal “Oito de Setembro”. Batizou, entre milhares de outros natalenses, o historiador Luís da Câmara Cascudo, no dia 9 de maio de 1901. Era chamado, entre outros apelidos, de “Apóstolo da Caridade” e “Anjo da Cidade”. No dia 16 de outubro de 1905,
 acabou falecendo, vítima da mesma doença que tanto combateu, a varíola.

Um busto com grande pedestal foi erigido para o padre, por trás da igreja matriz, na praça que leva seu nome. Até o fim do século XX eram vistos dezenas de ex-votos sendo deixados no local por fiéis que cultuam o religioso como um santo. Em 07 de agosto de 1979, os restos mortais do padre João Maria foram transladados do Cemitério do Alecrim para a Igreja de Nossa Senhora de Loudes, no Alto do Juruá, bairro de Petrópolis. Em 2002, o processo de beatificação do padre foi aberto, desde então todas as graças atribuídas a ele estão sendo registradas.

Via Blog de Wllana Danrtas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.