Pular para o conteúdo principal

CHACINA NO RIO: 16 DE 21 HOMENS MORTOS NÃO TINHAM MANDADO DE PRISÃO

Chacina na Vila Cruzeiro deixou ao menos 23 mortos; Polícia Civil identificou 21 até sexta (27) - Divulgação
Chacina na Vila Cruzeiro deixou ao menos 23 mortos; Polícia Civil identificou 21 até sexta (27)

Levantamento feito pelo UOL no site do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostra que ao menos 16 de 21 homens mortos na chacina da Vila Cruzeiro não tinham mandado de prisão em aberto.

A Polícia Civil afirma que 23 pessoas morreram na operação, que ocorreu na terça-feira (24) —22 homens e uma mulher. No dia da ação e na quarta, no entanto, as unidades de saúde e a Polícia Militar haviam informado 26 mortos —que já chegaram sem vida ou foram atendidos e morreram. Nenhum dos mortos era do Bope (Batalhão de Operações Especiais) ou da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que participaram da ação.

Das 23 vítimas confirmadas pela Polícia Civil, uma ainda não havia sido identificada até a tarde desta sexta-feira (27). A reportagem não conseguiu confirmar se Anderson de Souza Lopes tem mandado de prisão —a Polícia Civil do Rio não passou os dados completos dele, como data de nascimento ou número de documento.

A única mulher foi a cabeleireira Gabrielle Ferreira da Cunha, 41, baleada dentro de casa, na Chatuba —fora da área de atuação das forças de segurança. A Polícia Militar diz que ela pode ter sido atingida por um disparo de arma de longo alcance.

A operação foi realizada pelo Bope em conjunto com a PRF. Um dos principais objetivos, segundo os agentes, foi impedir movimentos de criminosos da Vila Cruzeiro, na zona norte, para a Rocinha, na zona sul. O UOL questionou a Polícia Militar sobre a quantidade de mortos sem mandado em aberto, na quinta-feira (26), mas não obteve resposta.

Entre os que não tinham mandado em aberto nem passagem pela polícia está o ex-militar da Marinha Douglas Costa Inácio Donato, de 23 anos. Conforme mostrou reportagem do UOL, ele trabalhava numa loja de calçados e era pai de um bebê de dois meses. De acordo com o pai dele, o feirante Luis Cláudio Inácio Donato, 44, o rapaz tinha saído de uma festa com amigos de infância quando foi baleado.

Já entre os que tinham mandado está Mauri Edson Vulcão Costa. De acordo com o site do CNJ, havia um pedido de prisão contra ele, por tráfico de drogas, aberto desde dezembro de 2018, na comarca de Abaetetuba (PA)..

Costa também era investigado por outros crimes (incluindo ataques a policiais) e apontado como uma das lideranças de um braço do Comando Vermelho no Norte do país..

Para Sílvia Ramos, cientista social do CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), o levantamento reforça a evidência de que a polícia do Rio prioriza o enfrentamento em vez de ações de inteligência e desarticulação das quadrilhas.

"A polícia do Rio escolheu a morte como método, por isso temos mais de mil mortes decorrentes de ação policial todos os anos. Os grupos armados nos territórios encomendam mais armas e munições no dia seguinte. E daqui a algumas semanas a polícia estará trocando tiros e matando pessoas nas mesmas áreas."..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.