Pular para o conteúdo principal

ALIADO DE CIRO LEMBRA QUE ALCKMIN DEFENDEU COBRAR EM UNIVERSIDADE PÚBLICA

 


Durante o debate nas redes sociais sobre a PEC 206/2019, que propõe cobrança de mensalidade em universidades públicas, o deputado federal David Miranda (PDT-RJ) lembrou em seu perfil no Twitter que ideia semelhante já foi defendida durante as eleições de 2018 pelo então candidato à Presidência, Geraldo Alckmin, que atualmente está no PSB como pré-candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao lembrar as declarações de Alckmin no pleito passado, Miranda, que é aliado do pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), chamou a cobrança de matrícula nas universidades públicas de "ideia absurda".

A publicação, que reúne 2 mil curtidas e mais de 600 compartilhamentos, está acompanhada de uma matéria que consta a declaração de Alckmin, concedida naquele ano a jornalistas durante uma sabatina na Globonews.

"Não é a primeira vez que essa ideia absurda de cobrar matrícula nas universidades públicas é discutida. Em 2018, o então candidato à Presidência Geraldo Alckmin defendia essa ideia na sua campanha. #PEC206nao", escreveu o deputado.

Em 2018, Alckmin, que estava no PSDB, defendeu a discussão do "pagamento pelos alunos mais ricos", além de revelar que já havia um grupo em sua campanha pesquisando essa possibilidade. Argumentando que o investimento brasileiro na educação é grande, o então tucano afirmou que essas mensalidades eram um "tema a ser aprofundado".

"O primeiro caminho é cobrar a pós-graduação, a não ser para quem precise de bolsa. O Brasil não investe pouco, é 6% do PIB em educação, o que precisa é ter uma melhor gestão. Pode ser discutido o pagamento por alunos mais ricos. Não temos nada fechado sobre isso, há um grupo estudando essa questão, você pode estabelecer uma faixa de alunos mais ricos que paguem mensalidade. Acho que é um tema a ser aprofundado, não descarto não", disse o político na ocasião.

O UOL entrou em contato com a equipe de Geraldo Alckmin para saber se ele mantém a posição sobre o tema, mas ainda não houve retorno. O texto será atualizado em caso de manifestação.

O que propõe a PEC 206/2019

Proposta pelo deputado federal General Peternelli (União Brasil), a PEC 206/2019 tramita na Câmara e propõe alterar a garantia de gratuidade no artigo 206 da Constituição Federal para que essas unidades públicas de ensino passem a cobrar mensalidades, garantindo o não pagamento a estudantes que não tiverem recursos suficientes.

Segundo o texto, cada universidade teria sua própria comissão de análise para definir as gratuidades a partir de um corte de renda estabelecido pelo Poder Executivo. A proposta, no entanto, não explica como isso seria feito.

A proposta tem sido recebida com intensa oposição, especialmente nas redes sociais por parte de organizações estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.