Pular para o conteúdo principal

A MALDADE DE "GENTE BOA"

 

Bíblia na mãe e arma na outra em nome da moral e dos bons costumes (Foto: reprodução)

Por Bruno Barreto*

Existe um tipo por aí sempre bem vestido, educado, fala mansa e geralmente de família “tradicional”. É um sujeito como se chamava antigamente de “bem-nascido”.

Por trás desse perfil polido esconde os piores sentimentos e preconceitos contra pobres, mulheres, pretos e LGBTs. Diria que é a versão Século XXI do homem cordial, perfil conceituado pelo sociólogo Sérgio Buarque de Holanda que o descrevia como o sujeito amigável e bondoso que agia pela emoção e muitas vezes agiria de maneira violenta.

Essa discussão por anos atormentou o pai de Chico Buarque que sempre tinha que se explicar sobre o conceito em seus textos, mas isso é tema para outra discussão.

A violência homem cordial do século XXI se dá por trás de uma fachada de racionalidade no estilo cortar direitos dos mais pobres, enquadrar minorias denunciando o “identitariíssimo” e outras sacadas que pegam os mais desatentos tornando o preconceito camuflado.

Para esse gente pobre é pobre porque não se esforçou e mulher tem que ser “feminina”.

O homem cordial se encaixa na “maldade de gente boa” do refrão da música “Deus me proteja” de Chico César. Adota um verniz de defesa das liberdades para justificar violências contra gente que não gosta, mas quando contraditado se faz de vítima e reivindica para si a condição de pessoa polida e educada.

É o “gente boa” que paga propina ao guarda de trânsito para escapar da lei seca, mas vai para as redes sociais bradar contra a corrupção (só a do PT, de preferência) e defender cortes de gastos no setor público, que geralmente prejudicam os mais pobres.

O homem cordial do Século XXI enxerga similaridade em um cidadão inocente morto após tortura numa câmara de gás improvisada por policiais rodoviários e a fatalidade de um criminoso matar dois policiais em um confronto.

É o sujeito que não percebe o racismo nosso de cada dia, que teme que o mínimo de direitos para mulheres e LGBTs vá subverter a ordem da família tradicional. É o pastor que mantém uma mulher em regime de escravidão por décadas.

Ele defender os piores absurdos em nome de Deus e das crianças inocentes. É quem acredita que pode resolver tudo com a bíblia numa mão e uma pistola na outra.

O Brasil foi formado por “homens cordiais” cuja fachada bondosa sempre escondeu um espírito violento em ideias e atitudes. Assim os absurdos são minimizados e a luta por direitos desqualificada sempre com fala mansa e provocações “educadas”.

Que você se proteja da maldade de gente boa, nem todos escapam. Resta pedir a Deus, para quem nele crê.

*É jornalista, mestre em ciências sociais e humanas, servidor da UERN e editor do Blog do Barreto. De segunda à sexta comenta política no Foro de Moscow.

Para finalizar deixo o som de Chico César para este domingo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.