Pular para o conteúdo principal

A MALDADE DE "GENTE BOA"

 

Bíblia na mãe e arma na outra em nome da moral e dos bons costumes (Foto: reprodução)

Por Bruno Barreto*

Existe um tipo por aí sempre bem vestido, educado, fala mansa e geralmente de família “tradicional”. É um sujeito como se chamava antigamente de “bem-nascido”.

Por trás desse perfil polido esconde os piores sentimentos e preconceitos contra pobres, mulheres, pretos e LGBTs. Diria que é a versão Século XXI do homem cordial, perfil conceituado pelo sociólogo Sérgio Buarque de Holanda que o descrevia como o sujeito amigável e bondoso que agia pela emoção e muitas vezes agiria de maneira violenta.

Essa discussão por anos atormentou o pai de Chico Buarque que sempre tinha que se explicar sobre o conceito em seus textos, mas isso é tema para outra discussão.

A violência homem cordial do século XXI se dá por trás de uma fachada de racionalidade no estilo cortar direitos dos mais pobres, enquadrar minorias denunciando o “identitariíssimo” e outras sacadas que pegam os mais desatentos tornando o preconceito camuflado.

Para esse gente pobre é pobre porque não se esforçou e mulher tem que ser “feminina”.

O homem cordial se encaixa na “maldade de gente boa” do refrão da música “Deus me proteja” de Chico César. Adota um verniz de defesa das liberdades para justificar violências contra gente que não gosta, mas quando contraditado se faz de vítima e reivindica para si a condição de pessoa polida e educada.

É o “gente boa” que paga propina ao guarda de trânsito para escapar da lei seca, mas vai para as redes sociais bradar contra a corrupção (só a do PT, de preferência) e defender cortes de gastos no setor público, que geralmente prejudicam os mais pobres.

O homem cordial do Século XXI enxerga similaridade em um cidadão inocente morto após tortura numa câmara de gás improvisada por policiais rodoviários e a fatalidade de um criminoso matar dois policiais em um confronto.

É o sujeito que não percebe o racismo nosso de cada dia, que teme que o mínimo de direitos para mulheres e LGBTs vá subverter a ordem da família tradicional. É o pastor que mantém uma mulher em regime de escravidão por décadas.

Ele defender os piores absurdos em nome de Deus e das crianças inocentes. É quem acredita que pode resolver tudo com a bíblia numa mão e uma pistola na outra.

O Brasil foi formado por “homens cordiais” cuja fachada bondosa sempre escondeu um espírito violento em ideias e atitudes. Assim os absurdos são minimizados e a luta por direitos desqualificada sempre com fala mansa e provocações “educadas”.

Que você se proteja da maldade de gente boa, nem todos escapam. Resta pedir a Deus, para quem nele crê.

*É jornalista, mestre em ciências sociais e humanas, servidor da UERN e editor do Blog do Barreto. De segunda à sexta comenta política no Foro de Moscow.

Para finalizar deixo o som de Chico César para este domingo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.