Pular para o conteúdo principal

"GRANDE AVANÇO", DIZ INFECTOLOGISTA SOBRE EXAME ÚNICO QUE DETECTA VÁRIOS AGENTES CAUSADORES DE INFLAMAÇÕES INTESTINAIS

 



Dores abdominais, cólicas, náuseas, vômitos e diarreia aquosa, acompanhadas de febre, calafrios e fraqueza em geral podem ser sintomas das gastroenterites, uma inflamação do trato intestinal causada por vírus, bactérias e/ou parasitas. Para iniciar um tratamento mais eficaz, um dos caminhos é a realização do Painel Molecular Gastrointestinal, um único exame que pode identificar vários agentes causadores da doença.

“É um grande avanço no diagnóstico das gastroenterites porque até bem pouco tempo, tínhamos uma grande dificuldade pela baixa sensibilidade dos testes que pesquisavam a presença dos parasitas”, disse o médico infectologista, Fernando Suassuna.

O exame pode ser feito em qualquer unidade do DNA Center, não necessita de agendamento prévio e é fundamental para um tratamento mais rápido e assertivo da gastroenterite, acelerando o processo de cura do paciente e evitando o uso indiscriminado de antibióticos, causa principal da resistência bacteriana.

O teste é realizado em amostra de fezes, por meio da técnica de PCR em tempo real. A coleta pode ser realizada a qualquer momento do dia, em domicílio, preferencialmente no período da manhã. Por utilizar técnicas de biologia molecular, o painel se torna mais sensível e específico, pois detectará a presença de material genético dos agentes infecciosos investigados.

O painel molecular para gastroenterites pode identificar os seguintes causadores da doença: Salmonella, Campylobacter e/ou Yersinia enterocolítica; Shigella/EIEC; Cryptosporidium; Giardia lamblia e/ou Entamoeba histolytica; Norovírus G1 e/ou Norovirus G2; Rotavírus; Adenovírus; Astrovírus e/ou Sapovírus.

“Algumas bactérias, como a Campylobacter e a Yersinia, o diagnóstico era praticamente impraticável. São doenças que agora vão aparecer, porque até bem pouco tempo eram subnotificadas e praticamente ignoradas, perdendo-se a oportunidade de fazer um tratamento mais efetivo e uma recuperação mais rápida do paciente”, explicou Suassuna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.