Pular para o conteúdo principal

TURISTAS REALIZAM FESTA EM ÁREA DE CORAIS E PEIXES AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Instituto Bioma Brasil, organização não governamental, divulgou nesta terça-feira, 28, um flagrante de agressão ao meio ambiente na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral de Alagoas.

O instituto recebeu de conselheiros da APA um vídeo de uma festa ilegal realizada no final de semana sobre as piscinas da Praia do Marceneiro, que fica na chamada Rota Ecológica no município de Passo de Camaragibe, onde se vê um grupo de turistas e nativos – acima da capacidade estipulada para preservação daquele ambiente – cantando, bebendo e circulando na área.

“A festa, com aglomeração, aconteceu na maior área costeiro-marinha protegida do Brasil, que abriga a população de peixes-bois nativos e reintroduzidos, além de espécies de corais e peixes ameaçados de extinção” alertou o instituto. O flagrante que denuncia a falta de controle e desrespeito ao Plano de Manejo das piscinas naturais também denuncia a omissão dos órgãos ambientais no estado.

A reportagem do EXTRA manteve contato com o poder público para saber as medidas que serão adotadas no caso. O Ministério Público Federal (MPF) ainda não recebeu denúncia sobre o fato, mas está buscando dados para definir como vai proceder, segundo a assessoria. O Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) não retorna o atendimento eletrônico, único disponível, para falar sobre a ocorrência.

O monitoramento, fiscalização e pesquisa nessas áreas são de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Capitania dos Portos e até as Colônia de Pescadores.

Já a Prefeitura de Passo de Camaragibe disse, através de um assessor, que a festa era particular e não foi autorizada pelos órgãos competentes do município. Também falou que a Prefeitura está à procura de informações para detectar onde houve falhas na fiscalização e que vai conversar com o pessoal que fez o transporte do grupo de turistas às piscinas para descobrir responsáveis pela infração.

O flagrante da presença de pessoas sem controle e  nociva ao bioma revoltou a quem teve acesso às imagens nas redes sociais. As pessoas revelaram preocupação sobre as agressões que podem acontecer às piscinas naturais no litoral alagoano com a proximidade das comemorações do Ano Novo.

A agressão ambiental em Passo de Camaragibe também foi denunciada pelo jornalista André Trigueiro, da Globo News, que chamou atenção para o fato em rede nacional. “Omissão das autoridades ambientais na região da pousada do Ministro do Turismo!, disse na postagem.

Novo Extra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.