Pular para o conteúdo principal

UFRN CRIA FORÇA TAREFA DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

Enfrentando a situação de emergência provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) no país, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou uma força-tarefa para apoiar o estado.
A Universidade está realizando análises clínicas de outras doenças para reduzir a demanda do laboratório estadual, bem como está empreendendo esforços na aquisição de insumos necessários para iniciar testes do Covid-19 e a produção de álcool, além ter disponibilizado uma cartilha nutricional de enfrentamento ao coronavírus.
De acordo com o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRN), Antônio de Lisboa Costa, nesta semana, o Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas intensificou a realização dos exames das arboviroses (dengue, chikungunya, zika), que ainda representam uma demanda numerosa. “Esse trabalho da UFRN desafoga a demanda do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte), permitindo que o laboratório fique livre para se dedicar, principalmente, às análises do coronavírus”, explica.
Ainda segundo o diretor Antônio Costa, o Departamento de Nutrição e o Programa de Pós-Graduação em Nutrição elaboraram a cartilha Orientações Nutricionais para o Enfrentamento do Covid-19, abordando sobre a importância da higienização e conservação correta dos alimentos no contexto do coronavírus, bem como outros aspectos que podem ser conferidos aqui.
Sobre as ações planejadas para os próximos dias, o Instituto de Medicina Tropical (IMT-UFRN), em parceria com o estado, pretende realizar testes do Covid-19, o que vai acelerar os diagnósticos no RN. O início desse trabalho está dependendo da chegada do kit para testagem do coronavírus, além de reagentes e equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão com dificuldade de fornecimento devido à grande demanda causada pela doença. “A UFRN está com toda infraestrutura e pessoal qualificado para iniciar os testes”, esclarece a diretora do IMT, Selma Jerônimo.
Na mesma perspectiva, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) aguarda a chegada de substâncias para produzir álcool, assim como o Departamento de Farmácia, que solicitou a autorização da Vigilância Sanitária. O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) está elaborando também um projeto de extensão para apoiar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), ofertando teleorientação (instruções remotas) para profissionais e para população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.