Pular para o conteúdo principal

CARLOS EDUARDO CONSIDERA 2019 UM ANO PERDIDO PARA O RN POR FALTA DE AÇÕES DO GOVERNO

Artigo do ex-prefeito Carlos Eduardo publicado no jornal Tribuna do Norte.
PERDEMOS O ANO!
O governo do Estado fecha o ano sem enfrentar seu crucial problema: a aguda crise fiscal. Sem rumo e sem prumo, continuamos com os salários dos servidores atrasados e um completo caos na saúde pública, na segurança, sem melhorias na educação e sem perspectiva para a nossa infraestrutura e demais políticas públicas. Sem nenhum constrangimento, o governo empurrou goela abaixo dos pobres municípios o Proedi. Vale dizer que o Proedi é fundamental para o desenvolvimento econômico e geração de empregos, mas não pode ser levado a efeito tungando os parcos recursos dos nossos pobres municípios, quando todos sabem que 93% deles não tem sequer uma única indústria. Feio. Na realidade, este governo, desde o início, nada fez para reestruturar administrativamente o RN.

Mesmo devendo três folhas salariais, concedeu aumento de 16,38% aos detentores dos melhores salários, preterindo o sofrido servidor público já mal remunerado. Feio. Muito feio. Eu, que resgatei Natal do caos absoluto em 2013, sei bem que não é fácil governar. Mas é mais difícil ainda quando se governa com privilégios e sem metas, pois isso é incompatível com qualquer gestão. Talvez por isso mesmo esse governo continue no improviso, sem nenhuma consistência.
Até agora o RN não encontrou saída para seus graves problemas. Mas no nosso Nordeste os demais Estados estão em dia com suas obrigações e, mais que isso, pagando o custeio de suas máquinas administrativas e investindo para fazer crescer suas economias e oportunidades de emprego.
O Plano Mansueto do governo federal, por exemplo, destinaria cerca de R$ 1 bilhão e 300 milhões ao RN, desde que aqui se fizesse o dever de casa, o que não é o nosso caso, infelizmente. Não temos recursos para normalizar a folha de pessoal, para o custeio da máquina e, principalmente, para investir em saúde, educação, segurança, cultura e tantas outras áreas.
Na verdade, temos um Estado paquidérmico, inchado e incapaz para enfrentar as nossas carências. Ao contrário de propostas para uma reestruturação do Estado, o que temos é uma obstinada política paliativa de expectativa de receitas extras, seja com a antecipação dos royalties do petróleo, seja com a nebulosa amtecipação da folha de pessoal ou a cessão onerosa do pré-sal.
E eu pergunto: quando esses recursos acabarem, como ficarão as contas quando não houver mais patrimônio para ser vendido? À espera de um milagre? O governo despreza um princípio basilar. A despesa não pode ser maior que a receita.
Sou social-democrata, talvez fora de moda nesses dias de radicalismo à esquerda e à direita. Mas como sou um homem de convicções e não sigo modismos, acredito no Estado regulador e também em seu papel social para combater abissais desigualdades e perversas exclusões sociais tão contundentes no nosso país.
Não acredito em governos sem recursos para resolver os problemas das pessoas. Nesse nosso chão temos mais de 100 mil funcionários penalizados por inoperência e cerca de 3 milhões e 500 mil habitantes sem o justo retorno dos impostos que pagam. Insisto.
É preciso reestruturar o Estado através de uma ampla reforma administrativa e um programa de privatizações e concessões. Sem enfrentar a aguda crise fiscal não teremos saúde, educação, segurança, infraestrutura, inclusão social e demais políticas públicas.
Na realidade, este governo desde o início era para ter reestruturado o Estado.
Como não fez, perdemos o ano!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.