Pular para o conteúdo principal

POR QUE REGIMES AUTORITÁRIOS REALIZAM ELEIÇÕES?

Egípcios vão às urnas daqui a um mês, em 26 de março, sem muita perspectiva de se surpreenderem com o resultado. O atual presidente, Abdel Fattah al-Sisi, deve ser reeleito sem dificuldades. Sisi concorre com um só candidato, Moussa Mustafa Moussa, que no Facebook defende a candidatura de… Sisi. Os demais cinco candidatos foram detidos ou desistiram de concorrer.  Organizações de defesa dos direitos humanos dizem que esse pleito será, assim, uma farsa.
Esse tipo de situação leva a uma pergunta recorrente: por que realizar eleições se não há possibilidade de mudança? Foi o questionamento feito, por exemplo, quando Bashar al-Assad concorreu à Presidência da Síria em 2007 — foi o único candidato e venceu com 97,62% dos votos.
O sociólogo egípcio Amro Ali tem tem essas explicações. Ele publicou a seguinte lista de tuítes neste domingo (25) explicando por que autoritários gostam de ser eleitos:
1. “Uma questão frequentemente feita: por que ditadores realizam eleições quando é óbvio a todos quem será o vencedor? Os seguintes tuítes não se aplicam apenas às eleições egípcias, mas a ditaduras em geral que realizam eleições. Pela própria natureza de sua posição, ditadores projetam extrema insegurança, pois sua legitimidade não vem de uma representação popular ou da prestação de contas democrática, mas do apoio das elites e do establishment de segurança.”
2. “Ditaduras podem acabar largamente descoladas do público. Com a Primavera Árabe de pano de fundo, a ideia de não estar em contato com a população incomoda os líderes. Mas, em vez de ganhar legitimidade, preferem fabricá-la. Eleições em ditaduras sinalizam a apoiadores por que razão precisam ser cooptados e sinalizam a oponentes que o amplo apoio ao regime leva a mais repressão. Com um toque de ironia, eleições podem prolongar ditaduras.”
3. “Eleições em ditaduras sinalizam ao mundo que um ‘mandato popular’ foi renovado e que o establishment está unido em torno do chefe de Estado. Líderes internacionais precisam lidar com ele, e não com um ministro da Defesa, com um líder popular de oposição etc. É também ligeiramente mais sedutor (apesar de ainda cômico) que um ditador diga ‘meu povo me apoia e é por isso que eu venci as eleições recentes’ em vez de apenas repetir a fala de que ‘meu povo me apoia’.”
 4. “Eleições em ditaduras oferecem uma certa maneira ‘digna’ para que ditadores expurguem simpatizantes de destaque e reembaralhem os ministros de seu gabinete. Isso dá ao público a ilusão de que existe um ‘reset’ e que os problemas econômicos devem ser atribuídos apenas a esses ministros. Uma eleição em uma ditadura permite que um regime teste a força de uma oposição e aprenda mais sobre ela. O período após as eleições significa que o aparato de segurança vai se reorganizar para intimidar oponentes, tanto reais quanto potenciais.”
De Diogo Bercito
Da Folha




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.