Pular para o conteúdo principal

EUA: CONSUMO DE RÁDIO ULTRAPASSA TV, NA FAIXA 18-49 ANOS, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DOS MEDIA


De acordo com o mais recente Relatório de Audiência Total da Nielsen, que acompanha o consumo dos media em todos os meios, pela primeira vez, a rádio transmitida em AM (Onda Média) e em FM (Frequência Modulada) ultrapassou a televisão no importante grupo demográfico dos 18 aos 49 anos. De acordo com a Nielsen, a rádio alcançou uma audiência média três por cento superior à da televisão durante o terceiro trimestre de 2022.

“Estamos a testemunhar a história dos media a ser feita mesmo diante dos nossos olhos”, afirmou Pierre Bouvard, um dos diretores da cadeia de rádios da Cumulus Media. “Isto nunca aconteceu antes e está a ocorrer devido à forte e acentuada erosão do alcance linear e do tempo gasto com a TV pelos 18-49 anos”, analisa.

Em 2018, a audiência média de rádio AM/FM, entre os 18 e os 49 anos, era de 63% do tamanho da audiência da TV linear e gravada (time-shifted). Mas o último relatório da Nielsen mostra que a rádio AM/FM alcança agora 41% mais pessoas de 18 a 49 anos do que a televisão em direto e gravada. A Nielsen afirma que a rádio alcançou 83% dessa faixa a cada semana durante o terceiro trimestre, em comparação com um alcance de 59% para a TV.

Não é apenas em alcance que a rádio está a ganhar terreno. A Nielsen afirma que o tempo diário gasto com a TV e a rádio AM/FM pelos 18-49 anos está agora praticamente empatado. A televisão tem uma mera vantagem de três minutos sobre a rádio – 1 hora e 13 minutos, em comparação com 1 hora e 10 minutos.

A mudança histórica deve-se em parte à estabilidade da rádio. Mas a maior mudança está a ocorrer na televisão, onde as Smart TV estão a inaugurar uma perturbação dos hábitos de visualização dos americanos. Os dados da Nielsen mostram que o alcance semanal de TV linear e gravada entre os 18-49 anos diminuiu 28% nos últimos cinco anos e o tempo gasto diariamente com a TV caiu 56% – ou seja, uma redução de cerca de 90 minutos na visualização de televisão linear diária no grupo etário que mais interessa aos anunciantes de televisão.

Bouvard aponta o que chama de “queda abrupta” na penetração da TV paga durante a última década. Em 2009, quase nove em cada dez americanos tinham TV paga. Mas em 2022, menos de metade (48%) tinha.

O resultado é que o alcance da televisão linear caiu tão significativamente que Bouvard afirma que isso significa que 41% dos jovens de 18 a 49 anos nunca verão um anúncio de TV linear numa semana específica.

A erosão da visualização de televisão linear criou, assim, uma abertura para a rádio AM/FM se posicionar, não como a substituição da TV, mas como uma forma de complementar o alcance. Bouvard diz que adicionar a Smart TV a uma compra de TV linear também aumenta o alcance, mas os CPMs são “muito caros” e, portanto, os anunciantes obtêm menos retorno pelo seu investimento do que se adicionassem a Rádio ao seu plano de TV.

Jornal Opinião Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.