Pular para o conteúdo principal

COVID-19 PODE AFETAR OS TÉSTICULOS, QUALIDADE DOS ESPERMATOZÓIDES E FERTILIDADE MASCULINA, MOSTA ESTUDO

 

Foto: Thinkstock/VEJA

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) aponta que o novo coronavírus afeta os testículos, reduzindo hormônios e a qualidade dos espermatozóides. A conclusão é do professor, pesquisador e andrologista Jorge Hallak, que observou alterações importantes nos resultados de exames de fertilidade e hormonais de homens infectados pelo SARS-CoV-2, mesmo após se recuperarem da doença. “Temos visto, cada vez mais, alterações prolongadas na qualidade do sêmen e dos hormônios de pacientes que tiveram Covid-19, mesmo naqueles que apresentaram quadro leve ou assintomático”, disse Hallak à Agência FAPESP.

Mesmo sendo preliminar e não tendo condições de elaborar um diagnóstico de fertilidade ou infertilidade, o espermograma de vários pacientes mostrou, por exemplo, que a motilidade espermática – capacidade de os espermatozoides se moverem e fertilizarem o óvulo, cuja taxa normal é acima de 50% – caiu, ficando entre 8% e 12% quase um ano depois de terem sido contaminados pelo vírus. Os testes hormonais também sofreram modificações, indicando que os níveis de testosterona de muitos caíram após a infecção: de 300 a 500 nanogramas por decilitro de sangue (ng/dL) – nível considerado normal – chegaram a variar abaixo de 200 e, muitas vezes, entre 70 e 80 ng/dL.

De acordo com pesquisas feitas por Hallack em colaboração com pesquisadores do Departamento de Patologia da FM-USP, o vírus infecta os testículos, prejudicando o funcionamento das gônadas masculinas, que produzem espermatozoides e hormônios. “É muito preocupante como o novo coronavírus afeta os testículos, mesmo nos casos assintomáticos ou pouco sintomáticos da doença. Entre todos os agentes prejudiciais aos testículos que estudei até hoje, o SARS-CoV-2 parece ser muito atuante”, afirma Hallak. “O vírus tem a característica de afetar a espermatogênese de formas que estamos descobrindo agora, como motilidade progressiva persistentemente muito baixa, sem alteração da concentração espermática significativa.”

Um levantamento feito com 26 pacientes, com idade média de 33 anos, e que estiveram com Covid-19 no Hospital das Clínicas da FM-USP e no Instituto Androscience, mostrou que mais da metade apresentava inflamação grave no epidídimo – estrutura responsável pelo armazenamento dos espermatozoides e onde eles adquirem a capacidade de locomoção. “Ao contrário de uma infecção bacteriana clássica ou por outros vírus, como o da caxumba, que causa inchaço e dor nos testículos, a epididimite provocada pelo SARS-CoV-2 é indolor e não é possível ser diagnosticada por exame físico ou a olho nu”, explica Hallak. Por isso, segundo o especialista, seria importante ensinar o autoexame dos testículos como política de saúde pública na pós-pandemia. “É ideal que os adolescentes, adultos jovens e homens em idade ou com desejo reprodutivo procurem um urologista ou andrologista após ter Covid-19”. Os resultados do estudo, apoiado pela FAPESP, foram publicados na revista Andrology.

Invasão de células testiculares

Outro estudo recém-publicado pelo mesmo grupo de pesquisadores e também apoiado pela FAPESP indicou que o SARS-CoV-2 invade todos os tipos de células testiculares, causando lesões que podem prejudicar a função hormonal e a fertilidade masculina. Através de um projeto coordenado pelos professores da FM-USP Paulo Saldiva e Marisa Dolhnikoff, foram empregadas técnicas de autópsia minimamente invasivas para extrair amostras de tecidos testiculares de 11 homens, com idade entre 32 e 88 anos, que morreram no HC-FM-USP em decorrência de Covid-19. Os resultados indicaram uma série de lesões nos testículos que podem ser atribuídas a alterações inflamatórias que diminuem a espermatogênese. “O que nos chamou a atenção de imediato nesses pacientes foi a diminuição drástica da produção de espermatozoides. Mesmo os mais jovens, em idade fértil, praticamente não tinham”, conta Amaro Nunes Duarte Neto, infectologista e patologista da FM-USP e do Instituto Adolfo Lutz e coordenador do estudo.

De acordo com o pesquisador, algumas causas prováveis dessa redução foram as lesões nos vasos do parênquima testicular, com a presença de trombos, que levaram à hipóxia – ausência de oxigenação nos tecidos –, além de fibroses que obstruem os túbulos seminíferos, onde os espermatozoides são produzidos. E um dos motivos possíveis para a diminuição hormonal é a perda de células de Leydig, que se encontram entre os túbulos seminíferos e produzem testosterona. “As funções dos testículos de produzir espermatozoides e hormônios sexuais masculinos são independentes, mas há uma interconexão entre elas. Se a produção de hormônios pelas células de Leydig estiver prejudicada, a fertilidade também será diminuída”, afirma Duarte Neto. Alguns dos sintomas da deficiência de testosterona são perda muscular, cansaço, irritabilidade, perda de memória e ganho de peso, que podem ser confundidos como sintomas pós Covid-19.

As principais preocupações dos pesquisadores são em relação aos homens em idade reprodutiva, adolescentes e pré-púberes, sobre os quais ainda não há dados sobre lesões testiculares causadas pelo novo coronavírus. Ainda não se sabe quais serão os impactos na puberdade em relação à capacidade fértil, se a produção de hormônios será afetada de forma transitória, prolongada ou definitiva e qual o grau de lesão residual irreversível.

Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

HUGO MOTTA ACIONA ITAMARATY PARA RETIRAR PREFEITOS BRASILEIROS DE ISRAEL

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou hoje (13) que está em contato com o chefe do Itamaraty, o ministro Mauro Vieira, para "garantir a segurança e o retorno de todos os que estão em Israel", após prefeitos brasileiros precisarem se abrigar em bunkers devido aos ataques israelenses contra o Irã. Uma comitiva formada por cerca de 25 prefeitos brasileiros viajou a Israel no domingo (8) a convite do governo local, para conhecer modelos de segurança pública e inovações tecnológicas na área. Os prefeitos de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), e de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), estão na comitiva de gestores brasileiros. O secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, representa o prefeito Paulinho Freire (União).