Pular para o conteúdo principal

CAIADO PROMETE ANISTIA A BOLSONARO E ALIADOS SE CHEGAR À PRESIDÊNCIA

Pré-candidato do União Brasil à Presidência, governador de Goiás critica polarização e diz que país precisa “virar a página” dos atos de 8 de janeiro

Durante entrevista à GloboNews na quarta-feira (14), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que concederá anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, caso seja eleito presidente da República em 2026. A declaração reacende o debate sobre os limites entre pacificação política e impunidade institucional.

“Chegando à Presidência da República, no mesmo momento eu vou resolver esse assunto. Anistiar essa situação toda e discutir o problema de crescimento e pacificação do país”, disse o governador. Em tom enfático, completou: “Está aí um furo pra você: Ronaldo Caiado presidente da República vai anistiar e começar uma nova história no Brasil”.

A proposta de anistia, que também tem sido defendida por Bolsonaro e pelo PL, inclui não apenas o ex-presidente, mas também os condenados pelos ataques antidemocráticos ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional, além dos réus por participação em manifestações após a derrota eleitoral de 2022.

Segundo Caiado, a permanência do tema na pauta política prejudica o desenvolvimento nacional. “São dois anos e sete meses que estão falando só disso. Ninguém fala de reforma, de tecnologia. Precisamos sair dessa crise, desse debate. Isso já cansou”, declarou.

As falas do governador ocorreram no mesmo dia em que Jair Bolsonaro, inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltou a cobrar um posicionamento mais firme dos governadores aliados sobre sua situação jurídica. Em entrevista ao Uol, o ex-presidente sugeriu que esperava mais solidariedade da base conservadora. “Eu gostaria, não posso obrigar, que os governadores falassem: ‘Bolsonaro está inelegível por quê? Essas acusações valem?’”, provocou.

Caiado, que oficializou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto no início de abril, tenta consolidar uma alternativa à polarização entre lulismo e bolsonarismo. Com o slogan “Coragem pra endireitar o Brasil”, o governador aposta em seu histórico de combate à criminalidade em Goiás como trunfo eleitoral e busca apoio no campo da direita democrática.

A eventual anistia, no entanto, deve intensificar a disputa narrativa sobre os ataques de 8 de janeiro. Enquanto setores da direita tratam o tema como uma questão de pacificação, analistas e entidades jurídicas alertam que anistiar crimes contra o Estado Democrático de Direito pode enfraquecer instituições e abrir precedentes perigosos para a democracia brasileira.

*Com informações de “O Antagonista”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.