Pular para o conteúdo principal

DISPUTA PRECOCE PARA A PREFEITURA DE NATAL

 


Prefeitura Municipal de Natal

A eleição para Prefeito de Natal está bem longe de acontecer, mas a corrida pelo Palácio Felipe Camarão já foi aberta. Faltando um ano e dez meses para a abertura das urnas, o pleito conta com pelo menos cinco candidatos para a sucessão de Álvaro Dias (PSDB).

Já medem forças e viabilidade política as campanhas dos deputados federais eleitos Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) e o policial reformado Wendel Fagner (PL), que teve expressiva votação para a Assembleia Legislativa, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Também está de olho no Executivo um nome novo para o eleitor natalense, como é o caso do comunicador Bruno Giovanni, sem partido, que já iniciou conversas com alguns partidos para discutir o assunto.

Além dos candidatos já postos, outros dois nomes podem surgir para a disputa: o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Derrotados nas eleições de 2022 para o Senado, ele pode ter em 2024 a retomada da sua própria trajetória política.

Apesar das conversas abertas nos bastidores, todos os envolvidos pregam cautela e precaução. Paulinho Freire, ao ser questionado pela imprensa, disse estar mais interessado em cumprir o mandato na Câmara Federal.

A deputada federal Natália Bonavides falou que tem satisfação ao ser lembrada para a disputa, mas desconversa sobre a candidatura. “Ainda não aconteceu esse debate dentro das instâncias partidárias. Desde o segundo turno que o nosso mandato esteve focado nas discussões da transição. Mas tenha certeza que qualquer decisão ou debate desse tema será feito de forma pública e aberta com a população”, disse.

Já Bruno Giovanni e Wendel Lagartixa falam que estão abertos para conversar. O policial reformado reforça que quer ser o nome da direita na disputa. “Se não aparecer prefeito para bater esses aí, como Natália Bonavides e Kelps Lima [deputado estadual], eu vou rasgado na hora. Se não aparecer candidato de direita, eu vou ser oposição”, disse ele, em entrevista para uma rádio.

O comunicador Bruno Giovanni comentou no programa que comanda na 96 FM. “Não estou dizendo que sou pré-candidato, mas não vou mentir: está havendo conversas nesse sentido. A partir de março do ano que vem vou começar a visitar meus ouvintes nas comunidades de Natal”, disse BG ao vivo.

O sociólogo Tiago Medeiros avalia que a ocupação de espaços é uma estratégia comum para a construção da candidatura. “Os políticos têm esse costume de sempre estarem se articulando e tentando fazer as jogadas políticas visando o futuro”, reforça.

Apesar de ainda precoce, a disputa eleitoral mostra que os partidos políticos querem fortalecer — e estabelecer — candidaturas fortes antes de 2024. A antecipação envolve o resultado das eleições para o governo em 2022. Sem candidatos fortes no campo da oposição, a governadora Fátima Bezerra (PT) teve uma reeleição tranquila ainda no primeiro turno.

Ainda segundo  Tiago Medeiros, a oposição sentiu que a ausência de uma candidatura sólida deixou a governadora navegar “sozinha” e aumentou as chances de vitória ainda no primeiro turno.

“Assistiremos um grande duelo para prefeitura de Natal em 2024. Cada eleição é única e tem características peculiares, o tempo pode se tornar uma variável muito importante. É tempo para articular apoios e também o candidato se tornar mais conhecido, o tempo oficial de campanha é muito curto e tem exigido movimentos mais cedo por parte da classe política”, justifica ele.

Outro fator importante será o desempenho dos governos Lula e Fátima Bezerra e, principalmente, do atual prefeito Álvaro Dias. Caso amealhem bons números de aprovação até 2024, as gestões petistas podem causar uma “decantação” nas candidaturas, reduzindo o número de postulantes ao cargo de prefeito.

O nome apoiado pelo Palácio Felipe Camarão terá forte apoio com o bom desempenho na gestão municipal, da mesma forma que a oposição terá o nome da petista Natália Bonavides reforçado pelo apoio federal. Já o campo mais à direita terá nomes como Wendel Fagner, o Wendel Lagartixa, e do comunicador Bruno Giovanni.

O cientista político Daniel Menezes reforça a tese de que o desempenho dos governos federal e estadual formarão uma plataforma para a candidatura de Natália Bonavides. “Além das suas ações individuais, ela terá uma vitrine para ingressar no peito em 2024”, disse.

Sobre o nomes novos na disputa, como é o caso de Bruno Giovanni, o cientista político avalia que a presença deles é motivada pelo possível cansaço dos eleitores com a polarização política que permeou as últimas disputas eleitorais. Mas ele pondera que o campo mais à direita pode aglutinar candidaturas e se fortalecer até 2024. Fazem parte deste polo, além do comunicador, o deputado reformado Wendel Lagartixa e o candidato da situação apoiado pelo prefeito Álvaro Dias. “Eu acredito que por se encontrar com a máquina, Álvaro Dias têm um poder maior de aglutinar os eleitores para esse polo”, avalia.

Do Novo Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.